top of page
PROGRAMA AÇÃO JOVEM

Apresentação

A pobreza não é um fenômeno puramente econômico. Ela não se caracteriza somente pela insuficiência de renda, mas pela falta de acesso à educação, à condição de vida saudável, à participação e aos direitos sociais e humanos. Deficiências educacionais se destacam como um dos principais obstáculos ao desenvolvimento social e econômico de parcela da população, que fica sem perspectivas no competitivo mercado formal de trabalho.

Situação que tem afetado especialmente os jovens e que freqüentemente é associada às altas taxas de violência nas concentrações urbanas do Estado. Para intervir neste contexto e num esforço de romper com a reprodução intergeracional da pobreza, o Governo do Estado de São Paulo instituiu o Programa Ação Jovem.

O programa busca promover a inclusão social de jovens, em situação de vulnerabilidade social, incentivando-os a concluírem a escolaridade básica e propiciando ações que favorecem o desenvolvimento pessoal e contribuem para a iniciação no mercado de trabalho.

A natureza multisetorial do programa requer que sua execução seja integrada às demais políticas públicas e parcerias com organizações do segundo e terceiro setores, formando uma rede para a oferta conjugada de oportunidades de desenvolvimento humano, social e econômico..

bottom of page